Dólar deve ter alívio adicional com BC "hawkish" na próxima semana, diz Rio Bravo

Publicado em 11/03/2021 16:20

O Banco Central deve divulgar na próxima quarta-feira um comunicado de política monetária mais "hawkish" --ou seja, mais duro com a inflação--, e isso deve ajudar a trazer alívio adicional à taxa de câmbio, depois de nesta semana o dólar ter flertado com 5,90 reais, disse João Leal, economista da Rio Bravo.

Para Leal, um aumento de 0,50 ponto percentual na taxa Selic --atualmente na mínima histórica de 2%-- está embutido no dólar, que nesta quinta-feira operava em torno de 5,54 reais, queda de 2% no dia.

"Mas um comunicado mais 'hawkish' não parece estar nos preços. E o BC deve mostrar um balanço de riscos pendendo para mais altas (do juro) nas próximas reuniões. Isso deve fazer o câmbio apreciar um pouco", afirmou.

O economista destacou a expressão "um pouco" porque, segundo ele, o risco fiscal ainda deve manter o dólar bem acima de 5 reais. A Rio Bravo projeta a moeda em 5,20 reais no fim do ano, com viés de alta. Já a Selic deverá fechar 2021 em 4,5%, também com inclinação para cima.

"Ainda permanecem no radar os episódios recentes de grande interferência do Executivo na tentativa de desidratar a PEC Emergencial. Adicione a isso interferência na Petrobras, falas sobre o setor de energia e a redução das expectativas relacionadas às reformas administrativa e tributária. Somos céticos em relação a ambas", disse Leal.

"O câmbio vai apreciar até o fim do ano, mas muito por causa da melhora no diferencial de juros. O prêmio de risco fiscal seguirá no radar."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral