EUA criticam medida da China para alterar sistema eleitoral de Hong Kong

Publicado em 12/03/2021 08:03

Por Humeyra Pamuk e David Brunnstrom

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos condenou nesta quinta-feira as medidas da China para alterar o sistema eleitoral de Hong Kong e prevê conversas "difíceis" com os principais diplomatas do governo de Pequim na semana que vem, quando a questão do genocídio que Washington acusa a China de cometer contra uma minoria muçulmana será abordada pelos representantes norte-americanos. 

A porta-voz da Casa Branca Jen Psaki disse que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, não irão ficar em silêncio no encontro com os diplomatas chineses no Alaska, nos dias 18 e 19 de março, "seja sobre Taiwan, ou (...) sobre as iniciativas para retroceder a democracia em Hong Kong, ou por preocupações que tenhamos sobre as relações econômicas".

"Abordar o genocídio contra os muçulmanos uighurs é algo que será um tópico de discussão com os chineses diretamente na semana que vem", acrescentou ela.

A China rejeita as acusações dos Estados Unidos de que cometeu genocídio contra os uighurs e outros muçulmanos na região de Xinjiang e classifica as críticas sobre seu comportamento em relação a Hong Kong e a Taiwan, que tem governo próprio, como uma interferência injustificada em seus assuntos internos. 

O parlamento chinês aprovou nesta quinta-feira uma decisão preliminar para alterar o sistema eleitoral de Hong Kong, reduzindo ainda mais a representação democrática nas instituições da cidade e introduzindo um mecanismo para verificar a lealdade de políticos ao governo de Pequim. 

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Ned Price chamou as mudanças de "um ataque direto à autonomia de Hong Kong, às suas liberdades e processos democráticos".

(Reportagem de Humeyra Pamuk, Simon Lewis, Daphne Psaledakis e David Brunnstrom)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula sanciona Orçamento de 2026
Índices de Wall Street caem pressionados por queda em ações de tecnologia e de bancos
Trump ameaça cortar financiamento a Estados com cidades-santuário; confrontos aumentam em Minneapolis
Ibovespa fecha acima de 165 mil pontos pela 1ª vez; Vale dispara quase 5%
Dólar supera R$5,40 em dia de ruído sobre vistos de brasileiros e pesquisa eleitoral
Taxas dos DIs fecham em alta após medida dos EUA sobre vistos gerar ruído