Serviços e energia impulsionam inflação da zona do euro em março

Publicado em 16/04/2021 08:09

A inflação na zona do euro acelerou como estimado inicialmente em março, devido principalmente a serviços e energia mais caros, mostraram dados da agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira.

A Eurostat confirmou suas estimativas anteriores de que os preços nos 19 países que usam o euro subiram 0,9% na comparação mensal e 1,3% na base anual, acelerando de uma taxa de 0,9% em janeiro e fevereiro.

O Banco Central Europeu quer manter a inflação baixa, mas perto de 2% no médio prazo.

Os serviços deram a maior contribuição para a alta, de 0,57 ponto percentual, enquanto os preços da energia contribuíram com 0,43 ponto.

Sem os voláteis preços da energia e alimentos --medida que o BCE chama de núcleo da inflação-- os preços subiram 0,8% no mês e 1,0% no ano a ano, ambos como informado inicialmente.

O BCE prevê uma alta da inflação devido a efeitos base e fatores temporários, alertando que a alta dos preços pode até mesmo superar sua meta no final do ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral