Governo estuda "bônus de inclusão produtiva" para formalizar trabalhadores

Publicado em 28/04/2021 15:14

 O governo elabora uma proteção a trabalhadores informais que está sendo denominada de bônus de inclusão produtiva, disse nesta quarta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, sem dar detalhes.

"Vem mais programas por aí, vem o bônus de inclusão produtiva, Bips como nós estamos chamando", disse Guedes em declarações a jornalistas. "Porque, como o presidente disse, não é só o problema do mercado formal de trabalho, que nós já estamos a níveis acima da pré-pandemia."

Questionado mais tarde em coletiva de imprensa, o secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse que o programa visa estabelecer um novo contrato de trabalho, mirando principalmente os novos modelos de prestação de serviços que ganharam força com a pandemia da Covid-19.

"Estamos elaborando uma proteção específica para trabalhadores informais, em uma busca de maior formalização, uma busca de criação de um novo contrato de trabalho que eventualmente se adeque ao momento pós-pandemia e mesmo às novas formas de trabalho", disse Bianco.

Ele acrescentou que o programa está em formulação e ainda precisará ser submetido à aprovação de Guedes e do presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral