Zona do euro entra em segunda recessão no 1° tri, mas há recuperação à frente

Publicado em 30/04/2021 07:44

A economia da zona do euro mergulhou em uma segunda recessão técnica após contração menor do que o esperado no primeiro trimestre, mas economistas dizem que ela agora está firmemente estabelecida num caminho de recuperação, uma vez que as restrições relacionadas à pandemia foram suspensas em meio a campanhas de vacinação.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o Produto Interno Bruto dos 19 países que compartilham o euro recuou 0,6% no comparativo trimestral, uma queda de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isso deixa a zona da moeda única em sua segunda recessão técnica em 12 meses, após uma queda de 0,7% do PIB trimestral no último trimestre de 2020. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda trimestral de 0,8% e uma perda anual de 2,0%.

"Um pouco melhor do que o esperado, mas ainda assim uma recessão técnica ... com o PIB caindo novamente no 1° tri", disse Bert Colijn, economista sênior para a zona do euro do banco ING.

"A resiliência implícita mostra que a economia está pronta para seu (um pouco atrasado) início da recuperação da pandemia, o que significa que o quadro de uma economia sem brilho na zona do euro deve mudar rapidamente", disse ele.

A contração da zona do euro no primeiro trimestre foi causada principalmente por uma queda trimestral de 1,7% em sua maior economia, a Alemanha, embora tenha sido compensada pelo crescimento trimestral de 0,4% na segunda maior, a França.

"A recessão é coisa do passado. Com vacinações progressivas e uma propagação sazonalmente mais lenta do coronavírus, os números de infecção devem continuar a cair nas próximas semanas", disse Christoph Weil, economista sênior do Commerzbank.

Separadamente, o Eurostat estima que os preços ao consumidor da zona do euro subiram 0,6% no comparativo mensal em abril, um ganho anual de 1,6%, conforme esperado por economistas consultados pela Reuters.

O Eurostat também disse que o desemprego na zona do euro caiu em março para 8,1% da força de trabalho, ou 13,166 milhões de pessoas, ante 8,2% revisados para baixo em fevereiro, 13,375 milhões de pessoas, contrariando expectativas de um aumento para 8,3%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu