Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 10,349 bi em abril

Publicado em 03/05/2021 15:09

BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 10,349 bilhões de dólares em abril, informou o Ministério da Economia nesta segunda-feira.

O superávit veio abaixo do estimado em pesquisa da Reuters com economistas, que apontava para saldo positivo de 11,404 bilhões de dólares para o período.

No mês passado, as exportações somaram 26,481 bilhões de dólares, enquanto as importações foram de 16,132 bilhões de dólares.

No acumulado do ano, a balança comercial registra superávit de 18,257 bilhões dólares, ante 8,955 bilhões de dólares no mesmo período de 2020.

Em abril do ano passado, a balança teve superávit comercial de 6,163 bilhões de dólares.

No mês passado, a Economia revisou a metodologia adotada na compilação das estatísticas da balança comercial e recalculou com os novos parâmetros os números da sua série histórica, com início em 1997, o que resultou em uma redução de 16,5% do saldo acumulado apurado até 2020. Já para este ano, a mesma mudança de critérios contribuiu para uma elevação do superávit que havia sido reportado até março.

(Por Gabriel Ponte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem Pan: Trump se reúne com aliados do G7 após anúncio de acordo com o Irã
BTG/Nexus: Lula lidera no 1º e 2º turnos contra Flávio Bolsonaro
Combates no Líbano diminuem após acordo entre EUA e Irã, mas deslocados são alertados a não voltarem às pressas para casa
Lagarde comemora acordo de paz entre EUA e Irã
Membro do BCE afirma que não há sinais de alívio na inflação mesmo que Estreito de Ormuz reabra em breve
Rússia está comprometida com propostas dos EUA para paz e rejeita ultimatos da Europa, diz chanceler