ONS reduz projeção para carga de energia em maio, mas ainda vê salto ante 2020

Publicado em 07/05/2021 15:46

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu nesta sexta-feira sua projeção para a carga de energia do sistema interligado do Brasil em maio, embora ainda veja um salto em relação aos índices do mesmo mês de 2020, quando o país registrava maior isolamento social em função da pandemia de coronavírus.

Em boletim semanal, o operador projetou a carga de energia do país em 66.819 megawatts médios em maio. A cifra representa alta de 11,4% na comparação anual, mas fica aquém da publicada na semana passada, quando o ONS via salto de 12,3% ante igual período de 2020.

O maior crescimento na demanda por energia deve ocorrer no Sul, com avanço de 12,4% ano a ano, enquanto o subsistema Sudeste/Centro-Oeste --região de maior carga no país-- tende a apurar alta de 11,1% frente a maio de 2020.

Norte e Nordeste, que na semana passada eram vistos pelo ONS como as regiões com maior alta esperada na carga elétrica em comparação anual, tiveram suas estimativas reduzidas de aumentos de 13,8% e 12,7%, respectivamente, para altas de 12,1% e 11,2%.

Em maio do ano passado, a carga elétrica no sistema interligado nacional desabou 10,2% ante 2019, afetada pelas medidas restritivas adotadas por Estados e municípios para conter a disseminação do coronavírus.

AFLUÊNCIA

Em relação às previsões de chuvas nas áreas das usinas hidrelétricas --principal fonte de energia do Brasil--, o ONS manteve níveis semelhantes aos verificados na semana passada, ainda apontando precipitações abaixo da média em todos os subsistemas.

No Sudeste/Centro-Oeste, que concentra os maiores reservatórios, as chuvas deverão atingir 64% da média histórica para maio, após o fim do chamado período úmido.

O índice é ainda menor nas regiões Nordeste e Sul, para as quais o ONS vê chuvas em 40% e 25% da média histórica para o mês, respectivamente. O Norte, por outro lado, deve registrar precipitações em 82% da média.

Em meio a esse cenário, o despacho térmico, que representa o acionamento de usinas termelétricas para o atendimento da demanda por energia, foi projetado pelo ONS em 4,53 gigawatts médios na próxima semana, ante 4,45 gigawatts médios na semana anterior.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário