Ibovespa fecha perto de 122 mil pontos com noticiário corporativo, payroll nos EUA

Publicado em 07/05/2021 18:25

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançou nesta sexta-feira, assegurando um desempenho semanal positivo e renovando máxima desde janeiro, com uma bateria de resultados corporativos nos últimos pregões corroborando perspectivas de recuperação das empresas brasileiras ante a fase mais aguda da pandemia de Covid-19.

Foram mais de 20 companhias do Ibovespa apresentando seus balanços do primeiro trimestre, incluindo nomes como Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, B3, Ultrapar, B2W, Braskem, GPA, Ambev, Gerdau e Taesa, com várias delas reportando números acima das expectativas de analistas.

Em paralelo, percepções de crescimento acelerado na China beneficiaram ações de commodities, notadamente Vale, com o minério de ferro tocando máximas. Dados de emprego dos Estados Unidos ainda corroboraram apostas de manutenção de juros ainda bastante baixos na maior economia do mundo.

A criação de vagas nos EUA veio muito abaixo do esperado, e ajudou a reduzir os receios de redução nos estímulos monetários para a economia norte-americana, ressaltou o responsável por alocações de fundos de fundos na Kilima Asset, Renato Mekbekian.

A semana ainda contou com decisão do Banco Central de elevar a Selic de 2,75% a 3,50% ao ano, dentro do esperado, sinalizando mais uma elevação de 0,75 ponto na próxima reunião, o que trouxe alívio à parte mais longa da curva de juros - movimento que tende a beneficiar ações.

Tais eventos ofuscaram um pouco a CPI da Covid para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, além dos repasses de recursos federais na área da saúde a entes federativos, que nessa semana ouviu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-titulares da pasta.

No entanto, agentes financeiros continuam monitorando a CPI, bem como o ambiente político ainda conturbado. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encerrou a comissão mista da reforma tributária, mesmo após o relator da proposta ler o seu parecer no colegiado.

No pano de fundo, o Brasil se tornou na quinta-feira o terceiro país do mundo a superar a marca de 15 milhões de casos confirmados de coronavírus, após Estados Unidos e Índia.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa subiu 1,77%, a 122.038,11 pontos, máxima do dia e maior patamar de fechamento desde 14 de janeiro. Na semana, acumulou alta de 2,6%. No ano, avança 2,5%.

Maiores baixas do Ibovespa no dia

Maiores altas do Ibovespa no dia

O índice Small Caps valorizou-se 1,46%, a 2.973,56 pontos, com alta de 1,84% na semana/mês, ampliando os ganhos em 2021 para 5,36%.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 31,6 bilhões de reais.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- IGUATEMI ON sobe 15,87%, em meio a perspectivas otimistas de reabertura da economia e após resultado divulgado na terça-feira que mostrou salto no lucro líquido do primeiro trimestre (+220%). Também com alta de dois dígitos, BR MALLS, que divulga seus números em 14 de maio, avança 11,45%.

- CCR ON valoriza-se 11,71%, fortalecida pela alta de mais de 10% apenas nesta sexta-feira, após a Andrade Gutierrez receber oferta vinculante pela participação que detém na administradora de concessões de infraestrutura. A oferta foi feita pela IG4 Capital Investimentos.

- ASSAÍ ON avança 9,99%, beneficiado pelo resultado robusto no primeiro trimestre do ano divulgado no último dia 4, com forte alta no lucro e crescimento de vendas e margem bruta. Executivos da rede de atacarejo também estimaram margem bruta estável neste ano, apesar de um forte ritmo de abertura de lojas, enquanto calcularam que a alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda vai cair abaixo de uma vez até o fim de 2023, apoiada por forte geração de caixa.

- LOCAWEB ON perde 13,76%, com movimentos de correção ofuscando sua estreia no Ibovespa, do qual passou a fazer parte na carteira que entrou em vigor neste mês. O BTG Pactual excluiu o papel da empresa de tecnologia de sua carteira recomendada para maio citando a valorização de 25,9% da ação em abril. A Locaweb reporta balanço no próximo dia 12.

- BANCO INTER UNIT cai 9,37%, também sofrendo com realização de lucros em seus primeiros pregões no Ibovespa, depois de ter renovado no último dia 3 máximas recordes - de 231,84 reais para o fechamento e de 235,62 reais no intradia - e acumulado valorização de 47,85% em abril. O banco digital divulga balanço de primeiro trimestre na próxima terça-feira. Na prévia operacional para o período divulgada em abril, o banco reportou forte crescimento no número de clientes, com a originação de crédito saltando 173%.

- B2W ON recua 7,19% após balanço do primeiro trimestre que mostrou forte aumento das vendas, ainda sob impulso das medidas de isolamento social, mas aumento do prejuízo diante de maiores subsídios para frete grátis. Investidores também continuam analisando os termos da fusão da companhia com a sua controladora Lojas Americanas, detalhados no final do mês passado, que pode abrir caminho para eventual listagem nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, executivos do grupo afirmaram que a empresa segue registrando forte crescimento de vendas após o primeiro trimestre, com o avanço em abril ocorrendo no maior ritmo até agora.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

- Índice financeiro: +1,15%

- Índice de consumo: +2,61%

- Índice de Energia Elétrica: +0,17%

- Índice de materiais básicos: +3,20%

- Índice do setor industrial: +2,92%

- Índice imobiliário: +5,72%

- Índice de utilidade pública: +0,40%

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário