Da disparada do café ao cobre, commodities têm 3ª feira de altas fortes"Commodities têm pelo menos mais 12 meses de preços altos

Publicado em 18/05/2021 14:49 e atualizado em 18/05/2021 18:03

LOGO nalogo

A terça-feira, 18 de maio, é mais um dia intenso para todas as commodities e é difícil destacar qual a mais forte entre a movimentação de todas elas. Entre as agrícolas, o café é o principal destaque com ganhos que superam os 5% na tarde de hoje na Bolsa de Nova York. Sobem ainda os futuros do açúcar - quase 2% - e o algodão - mais de 1% também em Nova York, bem como milho e trigo na Bolsa de Chicago. 

Mais cedo, subiam ainda as cotações da soja na CBOT e os futuros do petróleo WTI em Nova York e do Brent em Londres. Por outro lado, ainda em alta permancem a prata, o cobre, o ouro, zinco, chumbo, níquel e estanho. Porco e boi também sobem na Bolsa de Chicago. 

Entre, literalmente, altas e baixas, o mercado de commodities de todas as naturezas registram um dos melhores momentos dos últimos anos e os rallies já promovem uma alta acumulada de 21% somente neste ano entre as matérias-primas negociadas nas bolsas de valores, segundo o Índice de Commodities Bloomberg. 

Índice de Commodities da Bloomberg - 18 de Maio de 2021

Fonte: Bloomberg

A recuperação da economia global dando sinais mais fortes e consistentes depois dos picos mais agressivos da pandemia do coronavírus e o avanço expressivo do processo de vacinação em diversos pontos do globo sinalizam - e já confirmam em alguns casos - uma demanda também em franca recuperação e crescimento forte,  o que se combina ainda com uma restrição de oferta de alguns produtos, como os grãos e óleos vegetais, por exemplo. 

Entre os preços de soja e milho, foram registradas as máximas em nove anos na Bolsa de Chicago, enquanto o óleo de soja também testou níveis recordes. Do mesmo modo, o cobre este mês registrou máximas históricas, ao lado do minério de ferro ao passo em que a China, ainda como informa a Bloomberg, vem registrando aumento de seus investimentos em infraestrutura diante de um crescimento forte de sua economia no primeiro trimestre de 2021 na casa de 18%. Nos Estados Unidos, a economia registrou um crescimento de 6,5%. 

"Compartilho da visão de que temos um ciclo de commodities, a discussão entre os economistas é saber qual a duração deste ciclo. No último tivemos um período forte entre 2003 e 2008, pouco antes da crise financeira global. Eu diria que olhando 12 meses a frente tudo sugere que estes preços continuem sendo favorecidos, porque temos uma expansão incomum da economia global. Não só a China crescendo muito, mas EUA e no final do ano, provavelmente, a Europa, então são três motores importantes do crescimento global aumentando a demanda no mesmo momento em que hjá restrição da oferta em diversos segmentos", explica o economista chefe do Banco BV, Roberto Padovani.

Leia Mais:

+ Atual momento de queda do dólar, que deve ser pontual, pode trazer oportunidade para fixação de custos pelo produtor brasileiro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário