Brasil trabalha para ampliar exportação de alimentos para Rússia, diz Bolsonaro

Publicado em 04/06/2021 10:50

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que o Brasil trabalha para potencializar as exportações de alimentos para a Rússia e demais países da região da Eurásia, em participação por vídeo em fórum econômico organizado pelo presidente russo, Vladimir Putin.

"Nos próximos anos, o Brasil deve consolidar-se como o maior produtor de alimentos... Trabalhamos para potencializar nossas importações de alimentos para o mercado russo e de outros países da região", disse Bolsonaro, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O presidente lembrou que o Brasil é o principal importador de fertilizantes da Rússia e citou a "complementaridade saudável para ambos os lados" na cadeia de valor do agronegócio, defendendo que o comércio entre os dois países avança em áreas como tecnologia, defesa, espaço e energia e saúde.

"O comércio entre Brasil e Rússia pode e deve incorporar o alto grau de desenvolvimento de nossas economias, de modo a abranger produtos de maior valor agregado em proporções crescentes", afirmou.

Segundo Bolsonaro, o fórum de São Petersburgo é uma oportunidade para se discutir maneiras de se abordar "a tripla urgência de reconstruir a saúde, a economia e a sustentabilidade globais".

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila perto da estabilidade após abertura no Brasil
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia