Ibovespa gravita em torno da estabilidade após dado de emprego nos EUA

Publicado em 04/06/2021 11:12

O principal índice da bolsa paulista gravitava em torno da estabilidade na primeira hora de negócios nesta sexta-feira espremida entre um feriado e o final de semana, com investidores reverberando dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

Às 10h54, o Ibovespa tinha leve alta de 0,16%, a 129.810,09 pontos.

O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou há pouco que o país criou 559 mil de trabalho fora do setor agrícola em maio, abaixo da previsão de economistas consultados pela Reuters de 650 mil. A taxa de desemprego caiu de 6,1% para 5,8%.

O mercado tem acompanhado com lupa os dados dos EUA, com os sucessivos sinais de aquecimento da atividade econômica e alta da inflação elevando apostas de que o Federal Reserve (Fed, autoridade econômica do país) possa abandonar a política monetária frouxa em andamento, adotada desde o ano passado para conter os efeitos da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

"Sinais de um mercado de trabalho mais apertado põem lenha na fogueira, justificando temores de que o Fed pode retirar o seu apoio mais cedo do que o esperado", afirmou o economista chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.

Apoiado em parte pela elevada liquidez global incentivada por juros baixos, ativos tidos como de maior risco têm subido, como os da bolsa brasileira, onde o Ibovespa cravou na quarta-feira a sexta alta consecutiva, para nova máxima histórica.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA