PF prende três pessoas acusadas de envolvimento em ataque hacker ao STF

Publicado em 08/06/2021 09:35

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira três pessoas acusadas de envolvimento nos ataques hacker ao Supremo Tribunal Federal (STF), em uma operação que teve ainda cinco mandados de busca e apreensão em cidades em Goiás, São Paulo e Pernambuco.

Os ataques, no início de maio do ano passado, foram identificados inicialmente pela equipe de tecnologia de informação do STF, que tirou o site da corte do ar por mais de um dia para tentar controlar acessos indevidos.

De acordo com informações do STF à época, houve uma tentativa de extração de dados públicos muito acima do normal, o que acionou alertas de segurança do sistema.

Dias antes, em um outro ataque, o sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a ser invadido e houve uma tentativa de "sequestro", em que o hacker passa a controlar todos os dados e acesso ao sistema.

De acordo com a PF, chamada para investigar os ataques, foram identificados os endereços de onde partiram as tentativas e os seus autores, que teriam feito os ataques "de forma sistemática e organizada".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro