Bolsonaro volta a atacar governadores e diz que usurparam direitos ao decretar lockdown

Publicado em 18/06/2021 13:43

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar nesta sexta-feira as políticas e controle de circulação e afirmou que as decisões adotadas por governadores para tentar controlar a pandemia de Covid-19 são uma usurpação de direitos.

Bolsonaro repetiu que a Constituição garante o direito de ir e vir, o direito ao trabalho e a "liberdade de culto", justificativa que usa para afirmar que as medidas adotadas por governadores são ilegais.

"Lamento que muitos governadores usurparam isso e fecharam o comércio, obrigaram o povo a ficar em casa, decretaram lockdown e também toque de recolher. Essas atitudes além de não recomendáveis obviamente atingem a dignidade da pessoa humana", afirmou durante um evento no Pará.

Desde o início da pandemia, o presidente ataca repetidamente governadores e prefeitos que adotam medidas restritivas a atividades e circulação de pessoas, consideradas por especialistas uma das maneiras mais eficazes para reduzir a propagação do vírus.

As novas críticas de Bolsonaro nesta sexta ocorrem às vésperas de o Brasil atingir a marca de 500 mil mortos por Covid-19, segundo maior número de óbitos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde