Futuros do minério voltam cair na China diante de investigação sobre preços

Publicado em 22/06/2021 09:25

 Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China despencaram pela segunda sessão consecutiva nesta terça-feira, em movimento que derrubou os ganhos acumulados em 2021 para 31% --contra mais de 50% anteriormente--, na esteira de planos de Pequim de ampliar investigações sobre preços de commodities.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, chegou a cair 5,2%, para 1.110 iuanes (171,75 dólares) por tonelada, uma mínima de duas semanas. A referência fechou em queda de 2,7%, a 1.139 iuanes por tonelada.

"Após as políticas macro recentes, as especulações começaram a perder força e os preços do minério de ferro flutuaram", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Na segunda-feira, a agência estatal de planejamento e o órgão regulador do mercado na China observaram o mercado à vista no Beijing Iron Ore Trading Center e prometeram monitorar os preços de perto e investigar especulações maliciosas.

Os preços "spot" do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega à China, compilados pela consultoria SteelHome, recuaram 7 dólares na segunda-feira, para 210,50 dólares a tonelada. Nesta terça-feira, subiram 3 dólares

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bostic diz economia deve estar desacelerando, mas momento de corte de juros pelo Fed segue incerto
Reino Unido sai da recessão no 1º tri com crescimento mais rápido em quase três anos
Ações da China ficam estáveis por preocupações com o comércio dos EUA; Hong Kong sobe
Congresso derruba vetos presidenciais e eleva valor de emendas parlamentares em R$4,2 bi
Haddad anuncia acordo para manter desoneração em 2024 e depois reduzir benefício gradualmente