Guedes diz que Brasil terá problema "seríssimo" no Mercosul por impasse com Argentina

Publicado em 25/06/2021 14:48

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou nesta sexta-feira a oposição da Argentina a acordos comerciais do Brasil com outros países e alertou que haverá um problema "seríssimo" se o governo vizinho não revir suas posturas em relação ao Mercosul.

"Nós não vamos sair do Mercosul, não, mas nós não vamos estar num Mercosul movido a ideologias", disse Guedes ao participar da reunião mensal na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado.

"Nós é que não podemos deixar... que um veto... de um governo... é... argentino possa impossibilitar um acordo comercial nosso com o exterior", disse o ministro depois de falar sobre travas no acordo comercial com a União Europeia (UE).

"Nós queremos modernizar o Mercosul. E nós vamos ter um problema, porque a Argentina diz que ela exige poder de veto. [...] E o Brasil não vai parar porque tem um presidente da Argentina que exige um poder de veto, não", afirmou Guedes, dizendo contar com apoio de seus pares uruguaio e paraguaio.

As críticas de Guedes não foram direcionadas apenas à Argentina. O ministro reclamou ainda que o Brasil tem sido criticado na comunidade internacional por questões ambientais e/ou protecionistas.

"O que está acontecendo? Nos botaram de castigo. Seja pelo problema ambiental, seja pelo protecionismo, pouco importa, como somos Brasil."

"A verdade é que lá fora já tem quase que um julgamento e um veredicto contra o Brasil. [...] Há nações que são protecionistas e temem a potência, a competência do nosso agronegócio, e elas usam o ambiente como disfarce para no fazer um ataque comercial", completou Guedes, acrescentando que o país tenta fazer sua parte na preservação do meio ambiente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa bate novo recorde com Flávio à frente de Lula em pesquisas
Putin diz que Rússia está pronta para fornecer energia aos mercados globais
Dólar volta a cair e fecha semana pós-primeiro turno abaixo de R$5
Trump diz que Rússia vai fornecer 300 mil toneladas de diesel imediatamente
Trump retoma tentativa de demitir diretora do Fed Cook, com nova investigação da Casa Branca
Fed diz que renda, patrimônio e estresse financeiro das famílias aumentaram de 2022 a 2025 nos EUA