Crescimento da indústria da China desacelera em junho por Covid-19, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/07/2021 08:06

A atividade industrial da China se expandiu a um ritmo mais fraco em junho, uma vez que o ressurgimentos dos casos de Covid-19 na província exportadora de Guangdong e preocupações com a cadeia de oferta levaram a produção para o menor nível em 15 meses, mostrado nesta quinta-feira uma pesquisa privada.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin / Markit caiu a 51,3 no mês passado de 52 em maio, marcando o 14º mês de expansão, mas abaixo das expectativas de analistas de 51,8.

Os resultados mais fracos na pesquisa do Caixin / Markit, que cobre principalmente pequenas e orientadas para exportação, informado em linha com da pesquisa oficial, que mostrou que o crescimento da indústria caiu para mínimo em quatro meses.

O subíndice de produção caiu a 51,0 em junho, patamar mais baixo desde março de 2020, quando o setor industrial começou a se recuperar da paralisia provocada pela Covid. O crescimento das novas encomendas também caiu para o mínimo de três meses.

As novas encomendas de exportação quase não cresceram, em comparação com uma expansão robusta no mês anterior, uma vez que o aumento dos casos de Covid-19 no mundo, especialmente da nova variante Delta, afetou a demanda.

Mais de 150 casos do novo coronavírus foram informados na província de Guangdong, centro industrial de exportação e indústrias, desde que a última onda de casos começou no final de maio, governos locais a intensificar a prevenção e controle que prejudicaram a capacidade de processamento do porto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral