Economia dos EUA cresce com força no 2º tri; pedidos semanais de auxílio-desemprego caem

Publicado em 29/07/2021 10:20

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos cresceu de maneira sólida no segundo trimestre, com a ajuda massiva do governo norte-americano e as vacinações contra a Covid-19 alimentando os gastos com serviços relacionados a viagens.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 6,5% no último trimestre, informou o Departamento do Comércio dos EUA nesta quinta-feira. A economia cresceu a uma taxa revisada de 6,3% no primeiro trimestre.

Economistas consultados pela Reuters previam que o PIB cresceria a um ritmo de 8,5% no trimestre passado. Com a estimativa do segundo trimestre, o governo divulgou revisões para os dados do PIB, que mostram a economia contraindo 3,4% em 2020, em vez dos 3,5% estimados anteriormente. Essa ainda é a maior queda no PIB desde 1946.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho, divulgado nesta quinta-feira, mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 24 mil, para um número com ajuste sazonal de 400 mil na semana encerrada em 24 de julho. Economistas consultados pela Reuters previam 380 mil novos pedidos para a última semana.

Os pedidos aumentaram na semana encerrada em 17 de julho, mas os economistas atribuíram o aumento às dificuldades em eliminar as flutuações sazonais dos dados. Antes da pandemia, fábricas de automóveis fecharam no início de julho para reforma, o que causou um aumento temporário nas demissões, que depois foi revertido na segunda quinzena de julho.

A escassez global de semicondutores forçou alguns fabricantes de automóveis a reduzir ou paralisar temporariamente as linhas de produção.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com declínio tímido ditado por Vale em pregão com balanços no foco
Dólar sobe no Brasil em dia de queda do Ibovespa e avanço da moeda no exterior
Congresso argentino aprova acordo comercial Mercosul-UE
CNN: Mendonça autoriza pedido da PF e quebra sigilo de Lulinha
Índice STOXX 600 recua de recorde conforme balanços positivos compensam quedas no setor de tecnologia
Irmãos de Toffoli não são obrigados a depor em CPI, decide Mendonça