Bolsonaro acena a caminhoneiros e promete zerar imposto federal no diesel em 2022

Publicado em 06/08/2021 15:16

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta sexta-feira, em mais um aceno aos caminhoneiros, que planeja zerar o imposto federal sobre o diesel a partir no início de 2022.

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro gravou um vídeo, a pedido de um deles, direcionado à categoria em que diz haver estudos para que a redução dos impostos acontece a partir de janeiro.

"Sabemos que o combustível está, no meu entender, caro. Temos que buscar maneiras de reduzir o máximo possível. Eu não gosto de falar em promessa, mas gostaria de zerar o imposto do diesel a partir de meados do ano que vem. Gostaria, vou me empenhar, não posso garantir, não é uma promessa, é um estudo", disse.

O vídeo, publicado por um canal bolsonarista na internet, mostra ainda uma outra fala de Bolsonaro sobre o assunto, feito com apoiadores na noite de quarta-feira. Na ocasião, o presidente diz que pode zerar os impostos a partir de janeiro.

"Ontem apareceu uma luz aí para a gente zerar o imposto federal do diesel a partir de janeiro", disse.

Bolsonaro voltou a reclamar que, após o governo federal baixar o imposto no início do ano, governos estaduais aumentaram o ICMS, o que teria feito com que o combustível não baixasse. O governo tenta aprovar no Congresso uma mudança na forma de cobrança do ICMS, o que desagrada os governadores.

"Não é fácil resolver. Zerei por dois meses, joguei 2 bilhões de reais fora", reclamou. "Reconhecemos as dificuldades financeiras dos estados, mas acima dos estados está o povo que nos sustenta e nos mantém".

Bolsonaro tenta apaziguar os caminhoneiros, que periodicamente ameaçam novas greves e protestos, especialmente em relação ao preço dos combustíveis. As últimas tentativas de um movimento unificado como o que parou o país em maio de 2018 não foram adiante, mas é um temor constante no Palácio do Planalto.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados