Petrobras confirma contratação de JPMorgan para assessorar venda de fatia na Braskem

Publicado em 09/08/2021 10:47

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta segunda-feira que contratou o JPMorgan como assessor para vender suaparticipação na petroquímica Braskem.

A empresa confirmou reportagem da Reuters, publicada na última quinta-feira, com base em três fontes a par do assunto.

"A Companhia confirma que contratou o JP Morgan para assessoramento financeiro da eventual e futura transação referente à sua participação na Braskem", disse a Petrobras.

Na manhã de quinta-feira, executivos da Petrobrasdisseram em teleconferência com investidores que tinhamcontratado assessores para vender sua fatia na Braskem, sem darmais detalhes.

O conglomerado Novonor, antes conhecido como Odebrecht,retomou a venda do controle acionário da Braskem em abril, masaté agora não encontrou comprador.

Mesmo assim, Morgan Stanley, assessor da Novonor, recebeupropostas para alguns ativos da petroquímica. A empresa possuifábricas no Brasil, México e nos Estados Unidos.

Dada a complexidade de vender unidades da empresa paradiferentes compradores, a Petrobras decidiu contratar umconsultor para analisar possíveis negócios.

A Petrobras, que também tem interesse em vender suaparticipação na empresa, tem sido mais favorável a uma venda pormeio de uma oferta de ações, mas a Novonor, como acionistacontroladora, prefere uma venda do ativo porque busca um prêmiopor sua fatia controladora.

Em recuperação judicial, a Odebrecht precisa levantarrecursos para pagar seus credores.

Há dois anos, um acordo de venda da Braskem para a LyondellBasell Industries BV fracassou, pois a Braskem começou aenfrentar problemas ambientais relacionados às suas atividadesde mineração na cidade de Maceió (AL).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos