Produção de gás do Brasil é recorde em julho; de petróleo é a maior em 1 ano

Publicado em 16/08/2021 17:46

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) -A produção de gás natural do Brasil bateu recorde em julho e a de petróleo atingiu o maior patamar em um ano, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira.

A produção de gás atingiu 139,133 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em julho, alta de 6,75% ante o mesmo período do ano passado e um avanço de 2,5% ante junho, apontaram os dados.

Já a produção de petróleo registrou em julho 3,04 milhões de barris por dia (bpd), queda de 1% na comparação anual e avanço de 4,9% na mensal. O volume é o maior desde agosto de 2020, quando o país produziu 3,08 milhões de bpd.

Somando a produção de petróleo e gás, o Brasil produziu 3,92 milhões de barris de óleo equivalente por dia, avanço de 0,6% em relação a um ano antes e alta de 4,3% versus junho.

A agência não informou imediatamente os motivos para o avanço da produção, após pedido de comentários.

A Petrobras, maior produtora do país, respondeu por 100,34 milhões de m³/d de gás em julho, alta de 0,4% ante um ano antes, enquanto a produção de petróleo somou 2,23 milhões de bpd, queda de 2,85% na mesma comparação.

A produção de gás da anglo-holandesa Shell , segunda maior produtora do Brasil e importante sócia da Petrobras no pré-sal, foi de 15,75 milhões de m³/d, alta de 4,8% ante um ano antes, enquanto a de petróleo somou 373,6 mil bpd, avanço de 0,2% na mesma comparação.

(Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem
S&P 500 e Dow Jones ficam estáveis após dados de emprego; Alphabet e Microsoft pressionam Nasdaq