Variante Delta e problemas de oferta prejudicam atividade empresarial dos EUA em agosto, aponta PMI

Publicado em 23/08/2021 11:08

O crescimento da atividade empresarial dos Estados Unidos desacelerou pelo terceiro mês consecutivo em agosto, já que restrições de capacidade, escassez de oferta e a rápida propagação da variante Delta do coronavírus enfraqueceram o impulso da recuperação diante da recessão induzida pela pandemia no ano passado.

A empresa de dados IHS Markit informou nesta segunda-feira que a leitura preliminar de seu índice PMI composto caiu para 55,4, mínima desde dezembro passado, de 59,9 em julho. Leitura acima de 50 indica crescimento do setor privado.

A escassez de matérias-primas e mão-de-obra agora parece estar travando a produção e também aumentando a inflação, de acordo com os dados da IHS Markit. O crescimento do volume de novos pedidos foi o mais fraco até agora neste ano, enquanto o emprego cresceu à taxa mais lenta em mais de um ano.

"Não apenas os atrasos na cadeia de oferta atingiram um novo pico recorde da pesquisa, mas a leitura de agosto viu crescentes frustrações em relação à contratação", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit. "O crescimento do emprego caiu para o menor nível desde julho do ano passado, pois as empresas não conseguiram encontrar pessoal adequado ou os trabalhadores existentes trocaram de emprego."

A leitura preliminar do PMI do setor de serviços da pesquisa da IHS Markit caiu para 55,2, de 59,9 em julho. Economistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 59,5.

Já o resultado preliminar do setor manufatureiro recuou para 61,2 em agosto, ante máxima recorde de 63,4 registrada em julho. Economistas previam que o índice do setor, que responde por 11,9% da economia norte-americana, cairia para 62,5.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral