FGV: incerteza da economia sobe 0,3 ponto em agosto

Publicado em 31/08/2021 12:31
Alta foi determinada pelo componente de expectativa, diz economista

O Indicador de Incerteza da Economia Brasil (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) cresceu 0,3 ponto em agosto passando para 119,6 pontos. Com isso, manteve a distância superior a 4 pontos para a média de 115 pontos, anotada entre 2015 e 2019.

O resultado apontou ainda que os dois componentes do indicador seguem em sentidos contrários no mês. Enquanto o componente de Mídia caiu 0,5 ponto, passando para 118,4 pontos, contribuindo negativamente em 0,4 ponto, o componente de Expectativa, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, avançou 3 pontos, chegando a 116,2 pontos. Conforme a FGV, esse componente contribuiu de forma positiva, em 0,7 ponto, para a evolução na margem do indicador agregado.

Segundo a economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), Anna Carolina Gouveia, a alta do IIE-Br em agosto foi determinada pelo componente de expectativa, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes.

Na visão da economista, as dificuldades em superar a pandemia no Brasil e no mundo, as dúvidas com relação à real situação fiscal do país e as frequentes turbulências políticas são fatores que vêm contribuindo para a alta da incerteza. Anna Carolina não vê possibilidade do indicador convergir para a média entre 2015 e 2019 em breve. “No âmbito econômico, o país ainda tem desafios como a inflação ascendente e o risco de crise energética Com todas essas fontes de ruído, dificilmente o indicador convergirá para a já elevada média 2015-2019 nos próximos meses”, observou.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em alta no primeiro dia de negociação de 2026
Ibovespa reduz fôlego com Petrobras; Minerva e MBRF recuam tendo China no radar
Petrobras ativa 7ª plataforma de Búzios e retoma fábrica de fertilizantes em Sergipe
Taxas dos DIs têm queda firme em sessão de baixa liquidez
Retração da indústria do Brasil se aprofunda em dezembro, mostra PMI
Ibovespa avança na abertura de 1º pregão do ano acompanhando exterior