Preços ao produtor na zona do euro sobem mais do que o esperado em julho

Publicado em 02/09/2021 08:31

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor na zona do euro subiram mais do que o esperado em julho, mostraram dados nesta quinta-feira, devido principalmente a um salto nos preços de energia e bens intermediários.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os preços nos portões das fábricas nos 19 países que usam o euro subiram 2,3% na comparação mensal e 12,1% na base anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam avanços respectivamente de 1,1% e 11,0%.

Preços ao produtor mais altos são em geral repassados aos consumidores e são portanto uma indicação inicial das tendências da inflação ao consumidor. O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2%, mas a primeira estimativa para a alta dos preços ao consumidor em agosto ficou bem acima das expectativas, em uma máxima de dez anos de 3,0%.

A Eurostat informou que os preços de energia subiram em julho 5,7% sobre o mês anterior e 28,9% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto os custos de bens intermediários avançaram respectivamente 1,9% e 12,6%.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa começa 2026 em queda com Minerva e MBRF entre maiores baixas
Dólar à vista fecha em queda firme com liquidez reduzida
Índice STOXX 600 inicia 2026 com recordes com impulso de ações de tecnologia e defesa
S&P e Nasdaq abrem 2026 em alta, com ações de tecnologia se recuperando após perdas recentes
Wall Street abre em alta no primeiro dia de negociação de 2026
Ibovespa reduz fôlego com Petrobras; Minerva e MBRF recuam tendo China no radar