Dólar passa a cair ante real; cautela por atos de 7 de setembro permanece

Publicado em 06/09/2021 11:48

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passava a cair ligeiramente frente ao real nesta segunda-feira, em sessão de liquidez baixa devido a feriado nos Estados Unidos, mas os investidores seguiam receosos às vésperas de manifestações previstas para o dia 7 de setembro, na terça-feira, no Brasil.

Às 11:45, o dólar recuava 0,27%, a 5,1701 reais na venda, depois de ter apresentado alta mais cedo. A moeda norte-americana chegou a subir 0,56% na máxima do pregão, a 5,2130 reais.

O dólar futuro de maior liquidez caía 0,45%, a 5,1925 reais.

O arrefecimento do dólar no mercado brasileiro estava em linha com as modestas perdas da divisa norte-americana ante pares emergentes do real, como rand sul-africano, peso mexicano e lira turca.

Vários analistas chamavam a atenção para o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que mantém os mercados norte-americanos fechados nesta segunda-feira, o que deve deixar os volumes de negociação baixos durante o dia.

Mas a aproximação do Dia da Independência no Brasil mantinha os participantes do mercado nervosos. O presidente Jair Bolsonaro aposta em uma manifestação avassaladora na terça-feira para recuperar força política.

No fim de semana, ele defendeu a participação de policiais militares nos atos marcados para o feriado nacional, e garantiu que não irá recuar de suas posições, em meio à forte tensão entre os Poderes Executivo e Judiciário.

O Supremo Tribunal Federal (STF) passou a adotar uma série de medidas para se contrapor a eventuais excessos que possam ocorrer nas manifestações, preocupado com ameaças feitas por Bolsonaro e aliados dele, segundo fontes da corte com quem a Reuters conversou.

"Nesta semana, (...) o cenário será dominado pelas manifestações do Dia da Independência, que se transformaram em uma disputa pública entre o STF e o presidente da República", escreveram analistas da Genial Investimentos em nota.

"A disputa poderá se transformar em um embrião de uma crise institucional cujo desfecho é de difícil previsão. Nossa avaliação é que, no final, o conflito terá solução pacífica, mas o desempenho da economia não ficará incólume."

No último pregão, na sexta-feira, o dólar spot teve variação positiva de 0,02%, a 5,1839 reais na venda.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde