Democratas da Câmara dos EUA buscam reverter cortes de impostos de Trump para mais ricos e empresas

Publicado em 13/09/2021 14:29

Líderes democratas na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos propuseram nesta segunda-feira uma reversão substancial dos cortes de impostos do ex-presidente Donald Trump, incluindo o aumento da alíquota de impostos sobre corporações para 26,5%, ante atuais 21%.

Os democratas do poderoso Comitê de Meios e Recursos da Câmara disseram que vão debater uma legislação esta semana que determinaria essas mudanças como parte de seu plano de investimento doméstico de 3,5 trilhões de dólares.

Na tentativa de financiar seus novos gastos, o Comitê liderado pelos democratas debaterá uma proposta para arrecadar 2,9 trilhões de dólares em receitas em dez anos, de acordo com um documento que circulou entre os membros do painel.

Além de aumentar os impostos corporativos, os indivíduos ricos veriam um salto em seus impostos de renda, bem como maior taxação sobre ganhos de capital e imóveis.

Mesmo que a legislação proposta seja aprovada como está pelo Congresso e assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, os impostos corporativos ainda seriam mais baixos do que antes da promulgação dos cortes de impostos promovidos pelos republicanos em 2017. Mas a principal taxa de imposto de renda individual voltaria a seu nível pré-2017.

(Reportagem adicional de David Shepherdson e Trevor Hunnicutt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios