Inflação na zona do euro é confirmada em máxima de 10 anos por energia

Publicado em 17/09/2021 07:49

A inflação na zona do euro acelerou para máxima de 10 anos em agosto, confirmou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, uma vez que a recuperação global elevou ainda mais os preços da energia.

A Eurostat informou que os preços ao consumidor nos 19 países do bloco avançaram 3,0% em agosto sobre o ano anterior, após aumento de 2,2% em julho, confirmando estimativa anterior divulgada em 31 de agosto. Foi a taxa mais elevada desde novembro de 2011.

Na comparação mensal, os preços no bloco avançaram 0,4%, também em linha com a estimativa inicial da Eurostat.

O aumento é um desafio para a visão benigna do Banco Central Europeu sobre a alta dos preços e a decisão de olhar além do que considera ser uma alta temporária acima de sua meta de 2%.

O banco central elevou repetidamente sua projeção para a inflação neste ano mas em seguida os dados a superavam. A alta de preços agora deve atingir o pico somente nos últimos meses do ano, com analistas calculando uma máxima entre 3,5% e 4%.

O núcleo da inflação também aumentou em agosto. O número que exclui os preços voláteis de alimentos e energia saltou para 1,6% na base anual, de 0,9% em julho, confirmando as estimativas anteriores da Eurostat.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fachin dá cinco dias para Moraes, Mendonça, Gonet e Andrei se manifestarem sobre caso Master
Ações da China encerram semana em baixa com perda de força da alta por IA
Crescimento do emprego nos EUA deve se recuperar em agosto; taxa de desemprego deve permanecer em 4,1%
Durigan sugere debate sobre integração de benefícios sociais
Brasil ameaça retaliar UE se negociações sobre embargo a carnes não avançarem
Ibovespa pausa sequência de altas com realização de lucros após rondar 189 mil pontos