Não confundam perfil de moderação com inércia e tolerância, diz presidente do Senado

Publicado em 17/09/2021 15:26

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta sexta-feira que não se deve confundir o perfil de moderação em políticos mineiros com inércia e intolerância.

"Os mineiros como políticos têm o seu perfil, o perfil de moderação, de ponderação, de busca de consensos, de conciliação, mas não confundam esse perfil mineiro de se fazer política com inércia ou com tolerância em relação a aquilo que nós não transigimos", disse Pacheco em evento na Universidade Federal de Minas Gerais que contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

"Porque quem objetivar mitigar o Estado de Direito ou estabelecer retrocesso à democracia terá o pulso firme e forte da política de Minas Gerais para resistir", acrescentou.

Pacheco afirmou que, embora pareça óbvio dizer, é preciso praticar o exercício da democracia.

Pacheco disse que a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet tratava de um assunto que não era possível se analisar por MP e que sua devolução ao Executivo se traduz em segurança jurídica.

Segundo ele, tem de se conter os "excessos" de medidas provisórias sobretudo porque o protagonismo na formulação das leis deve ser do Poder Legislativo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro