BC chinês promete proteger consumidores em meio às dificuldades da Evergrande

Publicado em 27/09/2021 10:28

O banco central da China prometeu proteger os consumidores expostos ao mercado imobiliário nesta segunda-feira e injetar mais dinheiro no sistema bancário, o sinal mais claro até agora de que as autoridades podem tomar medidas para conter os riscos representados pela incorporadora chinesa Evergrande.

Antes de referência de uma era de empréstimos e construções na China, a Evergrande agora se tornou uma garota-propaganda da crise das dívidas de incorporadoras, que deixou os investidores preocupados com sua exposição.

O Banco do Povo da China não fez menção à Evergrande no comunicado publicado em seu site, que continha apenas uma linha sobre habitação e promessas de tornar sua política monetária flexível, direcionada e adequada.

Mas, num momento delicado para a incorporadora mais endividada do mundo, sua promessa de "proteger os direitos legítimos dos consumidores de habitação" indispensáveis ??ao tipo de resposta que os mercados já adquiridos iniciados a esperar.

A declaração do banco central foi emitida após a reunião do Comitê de Política Monetária do terceiro trimestre. Seus comentários sobre incorporados em linha com comentários da liderança da Evergrande que apontam para os esforços de contenção e priorização de pequenos investidores em relação aos detentores estrangeiros de dívidas da Evergrande.

"Esperamos que qualquer impacto no sistema bancário seja administrável e que o governo se concentre nas consequências sociais de unidades habitacionais inacabadas", disse Sheldon Chan, que administra a estratégia de títulos de crédito da T. Rowe Price na Ásia.

"O evento potencial de crédito da Evergrande, em nossa opinião, é parte de um teste de 'áreas do mais apto' no setor imobiliário da China", disse Linan Liu, estrategista do Deutsche Bank, em nota a clientes.

"Permitir selecionar ordenadas de participantes mais fracos no setor imobiliário, embora doloroso, é necessário para melhorar as condições gerais de alavancagem no setor e trazer um pouso suave."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral