China promete incluir biodiversidade em planos econômicos em início de conversas da ONU

Publicado em 11/10/2021 15:07

Por David Stanway

KUNMING, China (Reuters) - A China incorporará a proteção da biodiversidade em planos de desenvolvimento em todas as regiões e setores, disse o vice-primeiro-ministro Han Zheng nesta segunda-feira na abertura das conversas da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam obter avanços em um acordo global para deter a extinção em massa.

Elizabeth Maruma Mrema, secretária-executiva da Convenção das Nações Unidas para a Proteção Biológica, disse na abertura da reunião na cidade de Kunming que o mundo chegou a um "momento da verdade" quando se trata de proteger seus ecossistemas.

A China promete fazer da proteção da natureza uma prioridade depois que décadas de desenvolvimento e urbanização rápidos devastaram ecossistemas, colocaram dezenas de espécies à beira da extinção e elevaram o risco de doenças zoonóticas letais, como a Covid-19.

Após uma cerimônia de abertura que contou com uma apresentação musical de uma minoria étnica e um filme louvando a migração segura de 15 elefantes asiáticos através do sudoeste chinês neste ano, Han disse que a China "fará com que suas espécies e recursos ecológicos importantes sejam totalmente protegidos".

"Formularemos uma estratégia nacional de proteção da biodiversidade e um plano de ação para a nova era, incorporaremos a proteção da biodiversidade em planos de desenvolvimento de médio e longo prazo para todas as regiões e setores como uma tarefa importante", disse ele.

Especialistas temem o impacto ambiental das ambições econômicas da China em todo o mundo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street estende alta impulsionada por tecnologia conforme diminuem temores relacionados a IA
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros após superar 192 mil pontos
Taxas dos DIs com prazos longos caem após pesquisa menos favorável a Lula
Dívida Pública fica praticamente estável, mas supera R$ 8,6 trilhões
Juros subiram para famílias e empresas em janeiro, mostra BC
Vendas do Tesouro Direto batem recorde em janeiro