Estoques empresariais nos EUA aumentam de forma sólida em agosto, mas estoques de automóveis caem

Publicado em 15/10/2021 11:56

Os estoques empresariais dos Estados Unidos aumentaram com força em agosto, embora varejistas de veículos continuassem enfrentando dificuldades para reabastecer os estoques em meio à contínua escassez global de semicondutores, que está forçando os fabricantes de automóveis a cortarem sua produção.

Os estoques das empresas subiram 0,6%, após alta semelhante em julho, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta sexta-feira. Os estoques são um componente importante do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A alta de agosto ficou em linha com as expectativas de economistas.

Os estoques subiram 7,4% em agosto ante o mesmo período do ano anterior. Os estoques no varejo avançaram 0,1% em agosto, conforme o estimado em um relatório prévio publicado no mês passado, após alta de 0,4% em julho. Os estoques de veículos caíram 1,4%, em vez de 1,5% previsto no mês passado.

Os estoques no varejo excluindo automóveis, dado que entra no cálculo do PIB, aumentaram 0,6%, de acordo com o estimado no mês passado.

Os estoques empresariais foram esvaziados na primeira metade do ano, e a escassez em meio a persistentes gargalos de oferta devido à pandemia e ao congestionamento dos portos nos EUA e China estão dificultando a recomposição dos estoques.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes