China deve manter juro básico para empréstimos pelo 18º mês consecutivo

Publicado em 19/10/2021 08:46

A China deve manter sua taxa básica de juros pelo 18º mês consecutivo na decisão de outubro, na quarta-feira, apesar da pressão crescente sobre a economia, mostrou uma pesquisa da Reuters.

Dezenove operadores e analistas, ou 95% de 20 participantes da pesquisa instantânea, não previram nenhuma mudança na taxa de empréstimo de um ano (LPR, na sigla em inglês) ou no prazo de cinco anos, após o Banco do Povo da China (PBOC, na sigla em inglês, banco central do país) manter a taxa de juros de seus empréstimos de médio prazo na semana passada.

Um único entrevistado previu corte marginal de 5 pontos-base na LPR de um ano e não esperava nenhuma mudança para o prazo de cinco anos, que influencia o preço das hipotecas.

A LPR de um ano está atualmente em 3,85%, e a taxa de cinco anos, em 4,65%.

A economia da China cresceu 4,9% no trimestre de julho a setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados na segunda-feira, seu ritmo mais fraco desde o terceiro trimestre de 2020.

A segunda maior economia do mundo está lutando contra uma escassez de energia, que atingiu as fábricas, e problemas de dívida em seu setor imobiliário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA e China realizarão reuniões sobre clima em Washington no próximo mês
Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed