Moraes, do STF, determina prisão preventiva e extradição de blogueiro

Publicado em 21/10/2021 17:55

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado pela corte, e que o Ministério da Justiça dê seguimento aos trâmites para extraditá-lo, uma vez que estaria nos Estados Unidos.

Na decisão, tornada pública nesta quinta, mas tomada no dia 5 de outubro, Moraes ordenou que a Polícia Federal inclua o nome do blogueiro na lista de Difusão Vermelha da Interpol, um mecanismo de cooperação internacional para viabilizar detenções de pessoas fora do país.

O ministro do STF também decidiu bloquear contas bancárias de Allan do Santos, inclusive com suspensão de valores repassados por meio de plataformas de redes sociais.

A prisão preventiva do blogueiro havia sido requerida pela Polícia Federal pela Polícia Federal argumentando que a medida é a única apta a parar a série de crimes que ele teria praticado como ataques a órgãos públicos, contestações fraudulentas ao atual sistema de votação, inclusive com a arrecadação de valores.

As tentativas de contato com Allan do Santos ou representantes não foram bem-sucedidas.

A PF relatou ao Supremo que Allan dos Santos articulou diretamente com pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro. Uma sublevação de apoiadores do ex-presidente dos EUA Donald Trump que causou a morte de pessoas que pretendiam contestar a validação do resultado das eleições vencidas pelo democrata Joe Biden.

O blogueiro é um dos principais aliados de Bolsonaro e familiares desde a época da campanha, em 2018. Ele é investigado em dois inquéritos no STF, o que apura a divulgação de fake news e outro sobre uma suposta milícia digital. O relator da CPI da Covid do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), também sugeriu o indiciamento dele por propagar notícias falsas no enfrentamento à pandemia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética