Carvão metalúrgico fecha estável na China após forte oscilação

Publicado em 26/10/2021 08:37

Os contratos futuros do carvão metalúrgico e do coque em Dalian oscilaram fortemente nesta terça-feira, refletindo a inquietação do mercado com a intervenção regulatória na China para domar a alta dos preços do carvão em particular.

O carvão metalúrgico mais negociado para janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian, na China, subiu até 3,9%, antes de cair 3,4% nas primeiras duas horas de negociação, e fechou estável em 2.950,50 iuanes (462 dólares) a tonelada.

O coque --forma processada de carvão metalúrgico e agente redutor para o minério de ferro-- subiu 3%, para 3.790 iuanes por tonelada, após uma queda de 2,4% no início da sessão.

"O preço coletivo dos futuros relacionados ao carvão mudou de forte para fraco", escreveram analistas da Sinosteel Futures em uma nota, atribuindo a volatilidade do mercado à decisão de Pequim de garantir o fornecimento e estabilizar os preços.

“Eles vão implementar medidas de intervenção nos preços do carvão de acordo com a lei, causando pânico no mercado”, disseram.

Na terça-feira, o principal planejador econômico da China -- a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC)-- informou que estava estudando um mecanismo para estabilizar os preços do carvão no longo prazo, em seu mais recente movimento para esfriar o mercado em alta.

A oferta apertada na China, maior produtora de aço do mundo, impulsionou os preços do carvão metalúrgico e do coque para máximas neste mês.

O minério de ferro em Dalian saltou 3%, fechando em alta pelo segundo dia, enquanto o contrato de referência na Bolsa de Cingapura subia 3% no início da manhã (horário de Brasília).

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 0,6%, enquanto a bobina laminada a quente caiu 1,1%, sob pressão depois que a China disse que iria implantar um imposto imobiliário piloto em algumas regiões.

O aço inoxidável avançou 2,2%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral