Relatório final da CPI inclui mais 10 indiciados

Publicado em 26/10/2021 16:15

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A versão final do relatório da CPI da Covid, que será votado nesta terça-feira, passou a incluir 10 novos indiciados e chegou a 76 pessoas e duas empresas.

Entre os novos indiciados, incluídos pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), a pedido de outros senadores, está o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde Helio Angotti Neto, acusado de pandemia com resultado morte e incitação ao crime. Angotti Neto foi investigado no caso do colapso do sistema de saúde de Manaus.

Também entrou na lista, entre outros, o tenente-coronel Heitor Freire de Abreu, assessor do ministro da Defesa, Walter Braga Neto, e que trabalhava com ele na coordenação do grupo formado pelo governo para responder à pandemia.

O documento não trazia o indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do ex-secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, mas ambos acabaram sendo incluídos durante a sessão, atendendo a um pedido do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

O senador, que tinha um voto em separado com a inclusão de Lima e Campêlo, disse que essa era sua única modificação em relação ao texto de Renan e abriria mão se Renan aceitasse sua alteração, o que foi feito.

Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Amazonas, o governador do Estado, Wilson Lima, disse que sua inclusão entre os alvos de pedido de indiciamento é política.

"A inclusão do meu nome no relatório final da CPI tem total motivação político-eleitoral, liderada pelo senador Eduardo Braga, visando as eleições de 2022. Não fui sequer investigado pela CPI. Vou seguir trabalhando e fazendo o que nenhum político que esteve à frente do Estado foi capaz de fazer em tão pouco tempo pelo desenvolvimento do Amazonas", afirmou Lima.

Procurados pela Reuters, Angotti Neto e Abreu não responderam de imediato a pedido de comentário. Não foi possível contatar de imediato Campêlo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA