Preços ao produtor na zona do euro têm alta recorde em setembro, diz Eurostat

Publicado em 04/11/2021 08:44

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor na zona do euro saltaram em setembro mais do que o esperado devido aos custos da energia, registrando a maior alta na série histórica, em um novo sinal das fortes pressões inflacionárias no bloco, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, estimou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro subiram 2,7% em setembro sobre o mês anterior, avançando 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, no maior aumento já registrado para o bloco.

O salto também superou as expectativas, já que economistas consultados pela Reuters projetavam altas mensal de 2,2% e anual de 15,2%.

Os preços da energia avançaram 7,7% na comparação mensal e 40,7% na base anual, acelerando as altas. No entanto, excluindo energia, os preços tiveram alta de apenas 0,6% no mês, desacelerando ante os meses anteriores.

O aumento nos preços industriais seguem o avanço nos preços ao consumidor, que subiram 3,4% em setembro na base anual, de acordo com a Eurostat, que estimou alta de 4,1% em outubro.

As altas nos preços ao produtor normalmente se traduzem em custos mais elevados para os consumidores.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tarifa atingirá 15% ou mais para alguns países, diz representante comercial dos EUA
Wall Street abre em alta antes de resultados da Nvidia e com redução das preocupações com IA
Ibovespa supera 192 mil pontos com apoio externo e pesquisa eleitoral no radar
Dólar cai no Brasil com exterior e pesquisa eleitoral no radar
Minério de ferro sobe com previsão de aumento na produção de ferro-gusa após o feriado
Lula aparece numericamente atrás de Flávio e Tarcísio em cenários de segundo turno, diz Atlas