Câmara retira da PEC dos Precatórios trecho que pretendia mudar regra de ouro

Publicado em 09/11/2021 18:01 e atualizado em 09/11/2021 18:32

Por Maria Carolina Marcello e Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma emenda que retirou do texto da PEC dos Precatórios dispositivo que pretendia alterar a chamada regra de ouro.

Destacado para uma votação separada, o trecho não obteve os votos necessários para permanecer no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

O dispositivo foi suprimido da matéria por ter apenas 303 votos pela sua permanência --por se tratar de uma mudança na Constituição, eram necessários ao menos 308 votos favoráveis para mantê-lo no texto. Outros 167 deputados votaram pela retirada do trecho.

O trecho permitiria "contornar" a regra de ouro por meio de lei orçamentária e não apenas por créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, como determina a Constituição atualmente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula aparece numericamente atrás de Flávio e Tarcísio em cenários de segundo turno, diz Atlas
Estoque de crédito no Brasil cai 0,2% em janeiro, diz BC
China afirma ter cumprido obrigações comerciais com EUA e adverte contra mais tarifas
No discurso do Estado da União de Trump, juízes da Suprema Corte ficam no centro das atenções
Trump se vangloria de rali do mercado de ações e promete contribuições de US$ 1.000 para planos de aposentadoria
Dólar volta a cair em meio a fluxo estrangeiro para o Brasil