Áustria reativa lockdown e exigirá vacinação contra Covid

Publicado em 19/11/2021 09:04

Logotipo Reuters

Por Francois Murphy

VIENA (Reuters) - A Áustria se tornará o primeiro país da Europa Ocidental a reativar um lockdown total contra a Covid-19 no outono para combater uma nova onda de infecções e exigirá que toda a população se vacine até fevereiro, informou seu governo nesta sexta-feira.

Aproximadamente dois terços da população austríaca está totalmente vacinada contra a Covid-19, uma das menores taxas da Europa Ocidental. Seu número de infecções é um dos mais elevados do continente, mostrando uma incidência de sete dias de 991 para cada 100 mil habitantes.

A Áustria adotou um lockdown para todos os que não estão vacinados na segunda-feira, mas desde então as infecções continuam a atingir novos recordes.

Na quinta-feira, as duas províncias mais afetadas, Salzburgo e Alta Áustria, disseram que adotarão seus próprios lockdowns, aumentando a pressão para que o governo faça o mesmo nacionalmente.

"Não conseguimos convencer pessoas suficientes a se vacinarem", disse o chanceler Alexander Schallenberg em uma coletiva de imprensa, explicando que o lockdown começará na segunda-feira e a exigência de vacinação no dia 1º de fevereiro.

"Dói que tais medidas ainda tenham que ser tomadas."

Como o frio está se instaurando em toda a Europa com a aproximação do inverno, governos são obrigados a cogitar a reimposição de lockdowns impopulares. A Holanda reativou um lockdown parcial, e bares e restaurantes fecham às 20h.

A questão também aprofunda uma desavença entre os conservadores de Schallenberg e os Verdes de esquerda, seus colegas de coalizão. Schallenberg disse poucos dias atrás que não queria impor restrições adicionais aos não-vacinados, apesar de o ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein, ter pedido um toque de recolher noturno.

(Por Francois Murphy)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário