Ibovespa sobe com nova escalada do minério de ferro, com Vale e siderúrgicas em destaque

Publicado em 23/11/2021 12:38

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia mais de 1% nesta terça-feira, após cravar novo patamar mínimo do ano na véspera, com a valorização do minério de ferro impulsionando as ações da Vale e siderúrgicas, em movimento ainda respaldado por Wall Street.

Às 12:00, o Ibovespa subia 1,29 %, a 103.442,32 pontos. O volume financeiro era de 7,7 bilhões de reais.

A alta do índice faz parte de um "movimento natural de recuperação após os fortes dias de baixa", segundo o analista técnico da Ativa Investimentos Felipe Vella.

Nos Estados Unidos, o sinal positivo prevalecia em Wall Street, com bancos subindo em meio a expectativas de um aperto monetário antecipado pelo banco central norte-americano, apesar do aumento dos rendimentos Treasuries.

No cenário doméstico, a PEC dos Precatórios segue em debate no Senado e no radar dos investidores. Nesse sentido, corroborava a alta declaração do presidente da Câmara dos Deputados sobre eventuais mudanças no texto pelo Senado.

Também repercutia nesta sessão a possibilidade de o Auxílio Brasil ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

DESTAQUES

- VALE ON subia 3,8%, enquanto USIMINAS PN avançava 7% e CSN ON tinha alta de 6,4%, após contratos futuros do minério de ferro na China chegarem a atingir limite diário de alta, com a expectativa de retomada da produção pelas siderúrgicas.

- PETROBRAS PN avançava 3,1%, em meio à alta dos preços de petróleo, depois que os EUA anunciaram planos de liberar até 50 milhões de barris de suas reservas. Além disso, presidente-executivo da estatal, Joaquim Silva e Luna, reafirmou em audiência com senadores que a companhia pratica preços de mercado.

- BRASKEM PN subia 6,3%, em meio a notícias nos últimos dias sobre a venda de participação por seus controladores, Petrobras e Novonor, antiga Odebrecht. A Petrobras disse na véspera que mantém seu posicionamento de buscar a venda integral de sua participação na petroquímica.

- ECORODOVIAS ON cedia 4%, após ter recomendação cortada para 'neutra' por JPMorgan. CCR ON, também rebaixada pelo banco, caía 1%.

- BANCO INTER UNIT e PN estendiam as perdas da véspera e marcavam queda de 1,5% e 1,85%, respectivamente, em nova sessão negativa para fintechs e empresas de tecnologia.

- JBS ON subia 0,9% e MARFRIG ON avançava 2%, após autoridades alfandegárias da China dizerem que aceitarão pedidos de importação de carne bovina brasileira que tenha recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro, quando as exportações do produto do mercado brasileiro ao chinês foram suspensas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar volta a cair em meio a fluxo estrangeiro para o Brasil
Taxas dos DIs caem em novo dia favorável para os ativos brasileiros
Índice STOXX 600 fecha em alta, mas incerteza comercial persiste
EUA querem manter acordo comercial com UE, afirma chefe de comércio europeu
Governo Trump está trabalhando para elevar tarifa temporária de 10% para 15%, afirma autoridade
Wall Street sobe após Anthropic anunciar novas ferramentas de IA; preocupações com tarifas persistem