Governo central tem superávit primário de R$28,2 bi em outubro

Publicado em 29/11/2021 14:54

BRASÍLIA (Reuters) - O governo central, formado por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, teve superávit primário de 28,195 bilhões de reais em outubro, divulgou o Tesouro nesta segunda-feira.

O dado veio em linha com projeção de um superávit de 28 bilhões de reais apontado em pesquisa Reuters com analistas.

No acumulado de janeiro a outubro, as contas públicas acumulam um déficit de 53,404 bilhões de reais, ante um rombo de 680,865 bilhões de reais em igual etapa de 2020. Em 12 meses, o déficit primário é de 123,2 bilhões de reais, equivalente a 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o ano, a expectativa mais recente do Ministério da Economia é de um déficit primário de 95,8 bilhões de reais, número que foi melhorado em função do desempenho mais positivo que o esperado da arrecadação.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar volta a cair em meio a fluxo estrangeiro para o Brasil
Taxas dos DIs caem em novo dia favorável para os ativos brasileiros
Índice STOXX 600 fecha em alta, mas incerteza comercial persiste
EUA querem manter acordo comercial com UE, afirma chefe de comércio europeu
Governo Trump está trabalhando para elevar tarifa temporária de 10% para 15%, afirma autoridade
Wall Street sobe após Anthropic anunciar novas ferramentas de IA; preocupações com tarifas persistem