Chefe do Fed diz que novo centro de inovação ajudará banco central a melhorar pagamentos

Publicado em 29/11/2021 18:01

25, Nov (Reuters) - O Federal Reserve de Nova York lançou um novo centro de inovação nesta segunda-feira que apoiará o banco central enquanto explora a possibilidade da criação de uma moeda digital, avalia os riscos financeiros associados às mudanças climáticas e aborda outras questões, como infraestrutura e regulação do mercado financeiro.

O centro, em parceria com o Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), ajudará o Fed a melhorar o sistema de pagamentos atual, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em comentários preparados para um evento virtual nesta segunda-feira.

"Em particular, a parceria apoiará nossa análise de moedas digitais --incluindo moedas digitais do banco central", disse Powell, acrescentando que o centro se concentrará em fazer pagamentos internacionais mais rápidos e menos custosos, além de fornecer novas ferramentas para ajudar na supervisão de empresas financeiras.

Powell não comentou suas perspectivas para a economia ou política monetária durante o pronunciamento.

No momento, o Fed explora se deve lançar uma versão digital do dólar norte-americano, e a diretoria da instituição trabalha em um documento de discussão que exploraria as questões de política monetária em torno da moeda digital do banco central.

Pesquisadores do Fed de Nova York também desenvolveram uma abordagem para medir a exposição dos bancos aos riscos relacionados às mudanças climáticas, potencialmente um passo inicial para avaliar se as instituições financeiras têm capital suficiente disponível para suportá-los.

(Por Jonnelle Marte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA