EUA registram primeiro caso de transmissão comunitária da Ômicron

Publicado em 02/12/2021 17:40

Logotipo Reuters

Por Joseph Nasr e Jeff Mason

WASHINGTON/BERLIN (Reuters) - Os Estados Unidos registraram seu primeiro caso de transmissão comunitária de Ômicron nesta quinta-feira, e o presidente Joe Biden se preparava para delinear sua estratégia para combater o coronavírus durante o inverno enquanto a variante altamente contagiosa se espalha pelo globo.

Enquanto o mundo corre para conter a disseminação da Ômicron, autoridades de saúde de Minnesota, um Estado do norte dos EUA, disseram que o morador infectado é um homem adulto totalmente vacinado que viajou recentemente à cidade de Nova York.

Ele disse a investigadores da agência de saúde estadual que compareceu à convenção Anime NYC 2021 no Centro Javits entre os dias 19 e 21 de novembro e que começou a ter sintomas suaves no dia 22 de novembro.

"Estamos cientes de um caso da variante Ômicron identificado em Minnesota que está associado a uma viagem para uma conferência na cidade de Nova York e deveríamos supor que existe uma transmissão comunitária da variante em nossa cidade", disse o prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio.

A Ômicron poderia desacelerar o crescimento econômico global exacerbando problemas na cadeia de suprimento e reprimindo a demanda, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, à conferência Reuters Next nesta quinta-feira.

"Há muita incerteza, mas ela poderia causar problemas consideráveis. Ainda estamos avaliando isto".

Biden deve anunciar medidas como prorrogar as exigências para que viajantes usem máscaras até meados de março.

Até o início da semana que vem, os EUA exigirão que viajantes estrangeiros ingressando no país façam exames de Covid-19 um dia antes do embarque, seja qual for sua situação vacinal.

Já os planos de saúde particulares serão orientados a reembolsar clientes por exames de Covid-19 feitos em casa, parte da estratégia invernal que Biden anunciaria.

"O presidente apresentará um plano muito robusto, fará de tudo para nos preparar para o inverno e nos preparar para a nova variante", disse o coordenador da reação à Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, à emissora MSNBC.

Anunciado na quarta-feira, o primeiro caso conhecido dos EUA foi uma pessoa totalmente vacinada da Califórnia que havia viajado à África do Sul.

Ainda não se sabe muito sobre a Ômicron, que foi detectada pela primeira vez na África do Sul no mês passado e já foi flagrada em ao menos duas dúzias de países no momento em que partes da Europa estão sofrendo com uma disparada de infecções da mais conhecida variante Delta.

(Redações Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário