Alta dos preços ao produtor na China desacelera em novembro

Publicado em 09/12/2021 08:48

A inflação na porta de fábrica da China esfriou ligeiramente em novembro, com uma repressão do governo aos preços em disparada das commodities e uma menor restrição energética, em meio aos esforços de Pequim para diminuir os efeitos paralisantes dos custos crescentes sobre a economia.

O índice de preços ao produtor saltou 12,9% em novembro, disse o Escritório Nacional de Estatísticas na noite de quarta-feira (horário de Brasília), abaixo da taxa de 13,5% de outubro, que foi a máxima em 26 anos, mas acima dos 12,4% esperados em pesquisa da Reuters com analistas.

Embora a inflação nas fábricas permaneça desconfortavelmente alta, a moderação de preços pode dar aos formuladores de política monetária alguma liberdade para disponibilizar mais estímulos para sustentar o crescimento em desaceleração.

O índice de preços ao consumidor subiu 2,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, disse escritório em comunicado separado. A taxa veio abaixo das expectativas de aumento de 2,5%, mas acima do registro de 1,5% de outubro.

A inflação ao consumidor permanece modesta, já que as restrições à Covid-19 impedem o consumo e pesam sobre a demanda, apontando repasse limitado dos altos preços de fábrica.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsas dos EUA disparam após Trump anunciar cancelamento de plano de ataque contra o Irã
Trump diz acreditar que líder supremo do Irã aprovou acordo com os EUA
Ibovespa fecha em alta com alívio no cenário geopolítico
Dólar cai a R$5,10 após Trump cancelar ataques e falar em acordo com o Irã
EUA assinarão acordo com Irã em breve e Estreito de Ormuz será aberto, diz Trump
Taxas dos DIs caem mais de 40 pontos-base após Trump cancelar ataques ao Irã e falar em acordo