Governo indica Sandoval Feitosa para diretoria-geral da Aneel, diz ministro

Publicado em 10/12/2021 07:58

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Sandoval Feitosa foi indicado para o comando da autarquia, após o fim do mandato do atual diretor-geral, André Pepitone, disse nesta quinta-feira o ministro de Minas e Enegia, Bento Albuquerque.

O mandato de Pepitone termina em agosto do ano que vem.

"O MME indicou o doutor Sandoval para substituir o diretor-geral André Pepitone", afirmou Bento em coletiva virtual à associação de correspondentes estrangeiros.

O executivo que deixa o cargo já está em seu segundo mandato e não poderia ser reconduzido à diretoria-geral da Aneel.

O nome de Sandoval já teria sido encaminhado à Casa Civil e, para assumir o cargo em 2022, ele teria que ser sabatinado no Congresso.

O ministro ainda revelou que na semana que vem deve ser definido o valor do empréstimo ao setor elétrico para cobrir custos maiores oriundos da crise hídrica --a maior do país.

A estimativa do mercado era de que o apoio poderia ficar entre 10 bilhões e 15 bilhões de reais, mas ao ser questionado sobre o montante, Bento disse espera que esse valor "esteja errado".

Em razão da maior crise hídrica em mais de 90 anos, o governo vem implementando desde o ano passado ações para mitigar e enfrentar o problema. Medidas mais onerosas tiveram que ser adotadas, como o acionamento de mais térmicas e a implantação/ criação da bandeira de escassez hídrica.

Entretanto, segundo Bento, o nível dos reservatórios das hidrelétricas está melhor com a chegada do período chuvoso e não há risco de apagão ou racionamento em 2022.

O ministro reconheceu que há uma pressão da energia sobre custos de empresas e consumidores, mas destacou que existe um trabalho contínuo no governo para baratear a conta de energia.

"Não só acreditamos que teremos um período úmido melhor, como poderemos despachar o parque hidráulico em maior volume; por leilões feitos no passado a custo mais barato", disse ele.

"Temos um somatório de medidas e ações que vão levar a reduzir o preço da tarifa e impactar consumidores. É um trabalho permanente", finalizou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista