Eletrobras diz que CNPE decidirá sobre novos valores de contratos de hidrelétricas

Publicado em 21/12/2021 08:32

A Eletrobras informou que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) realizará reunião nesta terça-feira para deliberar sobre a atualização do valor adicionado pelos novos contratos de hidrelétricas da empresa, no âmbito do processo de privatização da companhia.

Segundo a Eletrobras, os valores propostos dos contratos de concessão de suas usinas hidrelétricas foram atualizados após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em audiência no último dia 15, o relator do processo de privatização da empresa no TCU, o ministro Aroldo Cedraz, determinou que o governo fizesse ajustes em cálculos que envolvem o valor adicionado dos contratos (VAC) da estatal.

Em sua exposição, Cedraz mostrou que o VAC, inicialmente estimado em 62,4 bilhões de reais, poderia cair para 56,8 bilhões de reais com os ajustes indicados pelo TCU.

Com isso, o bônus de outorga que a Eletrobras pagará à União pela renovação de concessões hidrelétricas, como parte da desestatização, poderia cair de 23,2 bilhões de reais para 20,3 bilhões de reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA instam China a cumprir compromissos sobre terras raras e agricultura antes de reuniões entre Trump e Xi
Nasdaq se recupera, mas tem quarta queda semanal consecutiva
Ibovespa avança com aval externo; investidor aguarda Lula
Dólar fecha em alta com exterior e política econômica no radar em dia de dados de emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em queda com política econômica no radar
Exportação de petróleo e café do Brasil tem novo recorde em outubro, aponta Secex