BC chinês intensificará injeção de dinheiro antes do Ano Novo Lunar, diz CSJ

Publicado em 05/01/2022 09:56

O banco central da China está preparado para repor as deficiências de liquidez antes do feriado do Ano Novo Lunar, noticiou o China Securities Journal, mesmo com os mercados divididos sobre a possibilidade de mais afrouxamento monetário na segunda maior economia do mundo.

O Banco do Povo da China deve elevar as injeções por meio de operações de mercado aberto no sistema bancário a partir da segunda metade do mês para atender à crescente demanda por dinheiro de empresas e famílias antes do feriado, que tem duração de uma semana, reportou o jornal oficial nesta quarta-feira. O feriado do Ano Novo Lunar começa em 31 de janeiro este ano.

"Muitas instituições financeiras acreditam que é certo que o banco central manterá uma liquidez razoavelmente ampla... e é provável que o banco use várias ferramentas, incluindo recompras reversas e instrumentos de empréstimo de médio prazo (MLF, na sigla em inglês) para atender à demanda das instituições de financiamento razoável e para dar apoio durante o feriado do Ano Novo Lunar", disse o jornal.

Ming Ming, economista-chefe da Citic Securities, projeta que a lacuna de liquidez no sistema bancário atinja 2,6 trilhões de iuanes (408,08 bilhões de dólares) em janeiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes