Brasil registra primeira morte por variante Ômicron do coronavírus

Publicado em 06/01/2022 17:52

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial, se tornou a primeira morte no país pela variante Ômicron da Covid-19 comprovada por sequenciamento genômico, informou a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (GO), nesta quinta-feira.

Segundo comunicado da secretaria, o paciente estava internado em uma unidade hospitalar e havia tido contato com uma pessoa já confirmada com infecção pela variante. Ele havia sido vacinado com três doses de vacina.

A cidade disse que a confirmação da morte ocorreu exatamente após dez dias em que foi declarada a transmissão comunitária da Ômicron na localidade, que possui um programa municipal de sequenciamento genômico.

Até o momento, segundo a secretaria, 2.386 sequenciamentos foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. A prevalência da variante em Aparecida de Goiânia alcançou a casa dos 93,5%, acrescentou o órgão.

A explosão de casos da variante Ômicron tem levado o mundo a bater recentemente recordes diários de infecção por Covid. No Brasil, no entanto, uma escassez de testes e um apagão de dados nos sistemas do Ministério da Saúde têm deixado o país no escuro para lidar com a Ômicron.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes