BCE não vê inflação na zona do euro acima da meta no médio prazo, diz Lane a jornal

Publicado em 11/01/2022 08:13

O Banco Central Europeu (BCE) não vê a inflação na zona do euro acima de sua meta de 2% no médio prazo, disse o economista-chefe Philip Lane ao jornal italiano Il Sole 24 Ore em entrevista publicada nesta terça-feira.

A inflação anual no bloco subiu a 5% em dezembro, outra máxima recorde para o bloco e bem acima da expectativa de analistas de 4,7%.

Lane reiterou que o BCE projeta que a inflação vai recuar este ano e se estabilizar abaixo da meta de 2% em 2023 e 2024.

"Não vemos um comportamento que sugira que a inflação vai permanecer acima da nossa meta no médio prazo", disse Lane ao jornal.

"Sabíamos no final de 2021 que teríamos uma concentração de pressões de preços, especialmente dado o forte aumento nos preços de energia. Mas a narrativa permanece inalterada."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA instam China a cumprir compromissos sobre terras raras e agricultura antes de reuniões entre Trump e Xi
Nasdaq se recupera, mas tem quarta queda semanal consecutiva
Ibovespa avança com aval externo; investidor aguarda Lula
Dólar fecha em alta com exterior e política econômica no radar em dia de dados de emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em queda com política econômica no radar
Exportação de petróleo e café do Brasil tem novo recorde em outubro, aponta Secex