Banco Mundial projeta forte desaceleração do crescimento mundial e risco para países mais pobres

Publicado em 11/01/2022 11:49

O Banco Mundial cortou nesta terça-feira suas projeções para o crescimento econômico nos Estados Unidos, zona do euro e China, e alertou que os níveis altos de dívida, aumento de desigualdade de renda e novas variantes de Covid-19 ameaçam a recuperação nas economias em desenvolvimento.

O banco disse que o crescimento global deve desacelerar "consideravelmente" para 4,1% em 2022 de 5,5% no ano passado, e cair ainda mais a 3,2% em 2023 conforme a demanda represada se dissipa e os governos reduzem o suporte fiscal e monetário fornecido no início da pandemia.

As previsões para 2021 e 2022 foram reduzidas em 0,2 ponto percentual em relação ao relatório Perspectivas Econômicas Globais de junho. O Fundo Monetário Internacional também deve reduzir suas projeções em 25 de junho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed