Citi piora estimativas para PIB do Brasil e vê contração de 0,3% em 2022

Publicado em 13/01/2022 12:29

O Citi piorou suas projeções para a atividade econômica brasileira, esperando agora que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha avançado 4,4% em 2021 e recue 0,3% em 2022, ante estimativas anteriores de crescimento de 4,5% e 0,3%, respectivamente.

As projeções mais pessimistas vieram na esteira de dados do setor de serviço divulgados mais cedo nesta quinta-feira, que, embora mais fortes do que o esperado, "não evitam um rebaixamento em nossas previsões para o PIB", disse o Citi em relatório.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados no Brasil saltou 2,4% em novembro na comparação com outubro, maior taxa de crescimento desde fevereiro de 2021 (+4,0%).

"O aumento geral foi amplo, levando o indicador de volta ao nível de agosto de 2021, mas ainda indica um carregamento estatístico negativo de 0,3% para quarto trimestre" em relação aos três meses anteriores, afirmou o Citi.

Segundo o credor norte-americano, isso se soma a uma performance pior do que o esperado da produção industrial, que teve em novembro queda de 0,2%, o que indica contração de 0,2% do PIB nos últimos três meses do ano passado.

Para este ano, a estimativa de retração econômica é justificada pela perspectiva de aperto monetário --com a taxa Selic devendo chegar a 12,25% ao ano-- e pela disseminação da variante Ômicron do coronavírus, afirmou o Citi, citando ainda o carregamento estatístico negativo vindo do último trimestre de 2021. A taxa Selic está em 9,25%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam