Partido Republicano ameaça boicotar comissão de debates presidenciais dos EUA

Publicado em 13/01/2022 17:53

(Reuters) - O Partido Republicano dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira, que seus futuros candidatos presidenciais podem não participar de debates organizados pela Comissão de Debates Presidenciais (CPD, na sigla em inglês) devido a preocupações sobre imparcialidade, subvertendo décadas de tradição.

Em uma carta à comissão sem fins lucrativos que realiza os debates presidenciais desde 1988, a presidente do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, disse que o partido está avaliando mudar seus regulamentos para garantir que os candidatos não compareçam aos debates por conta de preocupações sobre "se o CPD pode oferecer com credibilidade um fórum justo e imparcial para debates presidenciais".

Ela disse que o partido vai tentar ajudar os candidatos presidenciais nomeados pelo Partido Republicano a participarem de debates organizados de maneira mais justa.

Os republicanos acusam há muito tempo a comissão de debate, que foi fundada para definir os debates como uma parte permanente das eleições presidenciais, de serem enviesados a favor de candidatos do Partido Democrata.

No ano passado, McDaniel e outras autoridades do partido pediram que a comissão aceitasse mudanças sobre a condução e a realização dos debates.

A mudança de regras do Comitê Nacional Republicano pode ser oficializada na próxima reunião do partido, disse McDaniel.

(Reportagem de Kanishka Singh, em Bengaluru, e Jason Lange, em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo